domingo, 30 de junho de 2013

Carta aberta à Corporação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal



Protesto pela realização da
1ª Grande Corrida dos Bombeiros Voluntários de Setúbal

Ex.mos Senhores,

Ao tomarmos conhecimento da realização de uma Corrida de Touros no próximo dia 6 de Julho na Praça Carlos Relvas em Setúbal, foi com extremo espanto e desagrado que constatámos que a organização, bem como o próprio título, do referido evento contém o nome da vossa corporação. A concelhia de Almada do Partido pelos Animais e pela Natureza, não poderia, como tal, deixar de expressar veementemente o seu profundo desagrado e repúdio por ver o nome de uma instituição de relevante mérito social e humanitário aliar o seu nome a um condenável e bárbaro evento tauromáquico.

Assim se mancha o nome de uma instituição de mérito social, como é o caso dos Bombeiros Voluntários, pois como pode uma corporação que deveria estar ao serviço da sociedade promover uma iniciativa de recolha de fundos recorrendo a um espetáculo tão degradante de violência, brutalidade e tortura? Saibam os senhores que a crueldade praticada em animais é um ato cobarde, vil, vergonhoso e que merece ser banido da nossa sociedade.

Ao invés de honrarem a nobre profissão de Soldado da Paz, V. Exas preferem contribuir para a regressão dos valores éticos, sociais e humanistas de uma cidade que é, simultaneamente, capital de concelho e de distrito. Falar de Setúbal não é falar de fortes tradições tauromáquicas e de acentuadas raízes rurais como acontece com os concelhos vizinhos da Moita, Montijo e Alcochete. Setúbal possui um riquíssimo passado ligado às atividades marítimas e comerciais. Falar de Setúbal é falar do Estuário do Sado, da imponente serra da Arrábida e da península de Tróia, todos eles parte integrante de um valiosíssimo património natural que deve ser defendido e preservado.

 Em tempos perguntava José Saramago: “que importa que uma cidade faça da tortura premeditada de um animal indefenso uma festa coletiva que se repetirá, implacável, no ano seguinte? É isto cultura? É isto civilização? Ou será antes barbárie?" Que resposta pretende a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal oferecer à população setubalense? Organizar e promover uma atividade bárbara que mancha com espetáculos de sangue o nome da cidade? Ou promover e defender antes o respeito pelo direito à vida, que a vossa profissão exige?

 
Almada, 29 de Junho de 2013
P’ Conselho Local de Almada do PAN
 
Célia Feijão
Presidente do Conselho Local de Almada do PAN
 
 
 
Mais informações sobre o evento publicado pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal:

 
Mostre também a sua indignação, clique na imagem e deixe o seu comentário na página dos BVS

 

6 comentários:

  1. Que horror!! como pode um bombeiro juntar dinheiro a custa da vida dum animal????? Isso é imoral! se isto for adiante NUNCA mais dou dinheiro para os bombeiros

    ResponderEliminar
  2. Nunca pensei vir a ver BOMBEIROS a realizarem uma corrida de toiros!
    É com imensa tristeza que chego à triste conclusão que o dinheiro fala mais alto do que a consciência que um BOMBEIRO deveria possuir: SALVAR VIDAS!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente ser bombeiro é só mais uma profissão como outra qualquer, populada de ignorantes sem consciência nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. Bombeiros salvam vidas e não torturam. Crime de maus-tratos aos animais. Organizadores deveriam ir pra cadeia por crime e os participantes assinar termo circunstanciado (TCO), por incentivar a crueldade com os animais.

    ResponderEliminar
  5. Quem está à frente de Instituições, como as corporações de Bombeiros, tem responsabilidades acrescidas de perceber que os tempos mudaram..... Se há uns anos atrás, ninguém na sociedade contestava o espectáculo das touradas, ou a utilização de animais em circos, embora sempre tenha havido pessoas que por uma sensibilidade mais apurada, nunca os apreciassem, hoje felizmente, é notório o crescimento de uma consciencialização colectiva acerca da barbaridade humanitária que estes espectáculos representam , na medida em que se foi tomando consciência que todos, homens, animais, e plantas, fazemos parte de uma comunidade que habita e cohabita no planeta TERRA. Assim, senhores directores dos Bombeiros ACORDEM! e não estraguem a admiração e o carinho que as populações têm por vocês.

    ResponderEliminar
  6. Era sócio dos Bombeiros Voluntários de Setúbal até esta data. Era.
    Triste, muito triste.

    ResponderEliminar